Minimizar o problema dos lixos nas favelas
1.1 Favela
Favela é uma área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infra-estrutura e sem regularização fundiária.
Embora suas características geográficas variem entre as diferentes regiões, geralmente essas áreas são habitadas por pessoas pobres ou socialmente desfavorecidas. Possuem construções que variam desde simples barracos a estruturas permanentes e bem-estruturadas. Como a construção é informal e não guiada pelo planejamento urbano, há uma quase total ausência de redes formais de ruas numeradas, rede de esgotos, eletricidade ou telefone, levando a falta de água potável, eletricidade, saneamento básico e outros serviços, como policiamento, corpo de bombeiros, escolas e hospitais. Mesmo se esses recursos estão presentes, eles são susceptíveis a serem desorganizados e precários.
1.2 Favelas no Brasil
As favelas no Brasil são consideradas como uma conseqüência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado, aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas.
No final do século XVIII, os primeiros assentamentos eram chamados de "bairros africanos", lugares onde ex-escravos sem terras e sem opções de trabalho iam morar. Mesmo antes da primeira "favela" passar a existir, os cidadãos pobres eram afastados do centro da cidade e forçados a viver em distantes subúrbios.
1.3 Favelas no Rio de Janeiro
Acredita-se que a primeira favela carioca tenha surgido em 1897 no antigo Morro de Santo Antônio, no entanto a favela mais antiga do país situa-se no Morro da Providência, onde alguns soldados provenientes da Guerra de Canudos começaram a morar.
Começando na era do Estado Novo, sob o governo de Getúlio Vargas, passando pelo governo de Carlos Lacerda na Guanabara, até o Regime Militar