Calculo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO PARÁ.
CAMPUS BRAGANÇA
PROFESSORA: ELLEN CRISTINA
ALUNO: AIK CÉSAR SANTOS DA SILVA
TURMA: L2042TB CURSO: EDIFICAÇÕES Nº DE MATR.: 20122040129
DATA: 29/10/213
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
A URBANIZAÇÃO DESENFREADA
A urbanização desenfreada traz vários prejuízos ao meio ambiente e a humanidade, onde dentre eles se destacam a: má distribuição de renda, poucas áreas verdes, o conglomerado humano para os grandes centros urbanos, a verticalização das cidades etc.
O professor Michail Fragkias do Instituto Mundial de Sustentabilidade Arizona State University relata que o padrão de urbanização coloca a humanidade em um severo risco devido a problemas ambientes. Cidades densamente povoadas precisam de mais planejamento para minimizar seus impactos tanto na natureza quanto no clima.
POUCAS ÁREAS VERDES
A crescente urbanização das grandes cidades vem trazendo vários riscos na qualidade de vida das pessoas, e contribuindo para extinção da fauna e flora nativas.
Os raros terrenos de vegetação que ainda existem nos grandes centros urbanos encontram-se extremamente ameaçados pela especulação imobiliária das grandes construtoras e seus projetos verticalizantes.
Essa imagem tirada do satélite mostra o último quarteirão com vegetação na região mais urbanizada da cidade de São Paulo, com a presença de árvores nativas adultas. Sua área de 23.700 m² é fundamental para o amortecimento urbano e pode ser uma importante área de lazer para os moradores, entretanto para algumas pessoas que só querem ganhar dinheiro, esse terreno e de grande atrativo, pois se encontra no centro urbano da cidade, e com a construção de um edifício renderia bastante dinheiro, mas para as pessoas que moram próximo do local, iriam trazer consequências como o aumento da temperatura e dentre outros.
VERTICALIZAÇÃO DOS CENTROS URBANOS
A verticalização desordenada nos grandes centros