mini monografia
FACULDADE DE DIREITO
Aspectos socioeconômicos da legalização da maconha
Monografia apresentada à faculdade de Direito da UNIRV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE como exigência da 3ª avaliação de metodologia científica.
Rio Verde – GO
2015
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus pela saúde e condições.
A minha mãe por ter me dado apoio irrestrito por toda minha vida estudantil.
Ao meu pai pelas horas de divagações e conhecimentos e experiências que me geraram uma visão de mundo ampla e clara.
Ao Mestre Alexandre Giffoni por ter me dado a oportunidade de usufruir de parte de seu conhecimento.
RESUMO
A legalização da maconha é um assunto que vem sido bastante discutido tanto dentro do congresso, quanto em jornais e na televisão. Várias manifestações, chamadas de passeatas da maconha, tem pressionado cada vez mais os órgãos responsáveis para que a legalização seja efetiva.
Nessa pesquisa será verificado se atualmente (2015) o Brasil está preparado para arcar com as consequências da legalização, e se possui condições para administrar os recursos tragos pela legalização. Será também analisado se a sociedade brasileira poderá mudar a sua visão da maconha após uma possível legalização, tal como outras drogas que atualmente são licitas como o álcool por exemplo. Será observado como o narcotráfico reagiria a legalização, pois com impostos cobrados encima da Cannabis os lucros dos traficantes seriam reduzidos. Possui como objetivo também determinar se é viável para o país legalizar a maconha, como a economia reagiria e como a violência também se modificaria. Será também examinado a história da maconha no Brasil, pois vendo como foi a sua chegada e sua implantação poderá se entender como o seu trafico funciona hoje em dia.
Será levado em consideração outras drogas, consideradas licitas, ilícitas e drogas licitas que já foram consideradas ilícitas, tais como álcool por