Minha Visão sobre assessoria e Consultoria
Inicialmente acreditava-se que as práticas de Assessoria e consultoria eram exclusivas dos profissionais da área de administração, mas isso é um equívoco, pois essas atividades são prestadas por diversos profissionais, cada um em sua área de conhecimento é claro.
Para Ferreira (1999), pode-se conceituar assessoria como órgão ou conjunto de pessoas que assessoram um chefe ou uma instituição especializada na coleta de dados técnicos, estatísticos ou científicos sobre uma matéria.
Já a consultoria é colocada como uma forma do profissional instruir e dar sua opinião em relação a um determinado assunto de sua especialidade. Sem dúvida alguma essas práticas são extremamente importantes e tem se desenvolvido cada vez mais ao longo do tempo.
Com certeza existe sim uma grande demanda pela assessoria e consultoria do profissional assistente social, pois essa é uma área que vem crescendo cada dia mais e é de suma importância. Isso porque muitos profissionais, como gestores, supervisores ou conselheiros não possuem muito conhecimento nessa área e acabam ficando perdidos na hora de executar alguns trabalhos, sendo assim, os consultores podem entrar em ação e ajudar com a sua atuação.
A assessoria à gestão das políticas sociais tem sido demandada por diferentes sujeitos (representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; conselheiros de direitos e de política; gestores empresariais; profissionais que atuam nos setores públicos e privados; conselheiros tutelares, etc.) que atuam nesta esfera.
Expressam um reconhecimento da capacidade profissional dos assistentes sociais no domínio da temática. “É resultado do trânsito como afirma Netto (1992), da atuação profissional exclusivamente pautada na execução terminal das políticas sociais para uma atuação profissional competente na gestão da totalidade do processo da politica social, incluindo as duas dimensões de formulação, de gestão e de sua operacionalização”.