minha vida
O quadro abaixo apresenta a distribuição dos itens que compõe o artigo científico em relação aos elementos da estrutura básica.
Estrutura
Elementos
Pré-textuais
-Título e subtítulo se houver
- Nome(s) do(s) autor(es)
- Resumo na língua do texto
- Palavras chave na língua do texto
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Textuais
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
Obrigatórios
Pós-textuais
- Título e subtítulo se houver em língua estrangeira
- Resumo em língua estrangeira
- Palavras chaves em língua estrangeira
- Notas explicativas
- Referências
- Glossário
- Apêndices
- Anexos
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Opcional
Obrigatório
Opcional
Opcional
Opcional
Quadro: Estrutura do documento (NBR 6022/2003)
Elementos pré-textuais
Precedem e identificam o texto do artigo. São constituídos de: título e subtítulo se houver, nome(s) do(s) autor(es), resumo na língua do texto, palavras-chave na língua do texto.
Exemplo:
Título
O título é a expressão que identifica o conteúdo do artigo. Deve ser breve, claro e objetivo e descrever adequadamente o conteúdo do artigo.
Subtítulo
Se necessário para esclarecer ou complementar o título. O subtítulo deve ser diferenciado tipograficamente ou separado daquele por dois pontos (:) (NBR 6022/2003).
Autor
É o responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. O nome do autor do artigo deve ser acompanhado de breve currículo e endereço eletrônico em rodapé indicado por asterisco na página de abertura. Não há normas que determinem a ordenação dos nomes dos autores. Pode acontecer de aparecerem em ordem alfabética ou até haver um sorteio para a ordenação. É comum o primeiro nome ser do responsável pela ideia do tema e que tenha participado efetivamente na elaboração do trabalho. As revistas britânicas exigem que os nomes dos autores sejam