Minha terra tem palmeiras
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO HOSPITALAR
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
título do trabalho
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Itapuranga - Goiás
2013
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
título do trabalho
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
Cidade
Ano de entrega
Introdução
Canção do exílio é o poema de Gonçalves Dias que abre o livro contos literários e marca a obra do autor como um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil. Foi escrita em julho de 1843, em Coimbra, Portugal. O poema, por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. Tal caráter é percebido por sua freqüente aparição nas antologias escolares, bem como pelas inúmeras citações do texto presentes na obra dos mais diversos autores brasileiros.
Sua temática é própria da primeira fase do Romantismo brasileiro, em sua mescla de nostalgia e nacionalismo - o tema do exílio, da saudade da terra natal prestava-se à intenção de criar símbolos poéticos que funcionassem ao mesmo tempo como símbolos nacionais. Gonçalves Dias compôs o poema cinco anos depois de partir para Portugal, onde fora cursar Direito na Universidade de Coimbra.
A utilização de plantas com fins medicinais, para tratamento,
cura e prevenção de doenças, é uma das mais antigas formas de
prática medicinal da humanidade. No início da década de 1990, a
Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 65-80% da
população dos países em desenvolvimento dependiam das plantas
medicinais como única forma de acesso aos