Fisica
Óptica I A
Relatório Experiência: A intensidade de uma fonte de luz quase puntiforme e a Lei do Inverso do Quadrado
Aluno: Gilson Correia Silva Período: 2010/2
Turma: 01
1.1 Introdução:
Se uma fonte de radiação eletromagnética é puntiforme ou esfericamente simétrica e irradia isotropicamente, podemos derivar uma expressão para a irradiância em função da distância até a fonte. Consideremos que o meio que circunda a fonte seja não absorvente, isto é, toda a energia que emana da fonte distribui-se através da área circundante , sem perdas. Assim, considerando que a fonte irradiada estará atravessando a superfície de uma esfera concêntrica à fonte. Como a irradiância . de uma fonte é determinada por:
.
= a área atravessada pela mesma,
Sendo a potência irradiada pela fonte e podemos fazer para este caso:
.
=
4
2
Sendo 4 a área da esfera centrada na fonte e de raio qual se está medindo a irradiância. Assim teremos:
.
igual à distância na
∝
1
2
Em um fotodetector, temos que a corrente elétrica produzida por ele na incidência de luz em sua superfície é diretamente proporcional a irradiâcia da fonte de luz . . Assim temos também:
∝ 1
1.2 Objetivos:
• • Principal: Determinar a dependência da intensidade luminosa de uma fonte quase puntiforme com a distância ao ponto de detecção; Conexos: Estudar o uso e a aplicação de fotodetectores; Estudar o comportamento funcional de uma grandeza física; Estudar os limites de validade do experimento e os erros inerentes ao mesmo.
1.3 Material:
• • • • • Banco óptico Diafragma Fonte Incandescente de luz Fotodetector Microamperímetro
1.4 Montagem e Procedimentos:
1. Posicione a fonte incandescente e o fotodetector sobre o banco óptico. Coloque o diafragma entre a fonte e o detector. Alinhe estes componentes, de forma a iluminar completamente a superfície detectora; 2. Varie a