Minha Terra tem Palmeiras
PROCESSOS GERENCIAIS
JOÃO SANTOS TIERI
MINHA TERRA TEM PALMEIRAS
Passo Fundo
2013
JOÃO SANTOS TIERI
MINHA TERRA TEM PALMEIRAS
Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia e Processos Administrativos.
Prof. Elisete, Mônica, Wilson e Karen
Passo Fundo
2013
INTRODUÇÃO
O início do texto trata do uso de plantas para a cura de doenças, especialmente por conta da falta de condições de um certo município em Maranhão.
Neste município chamado Lago de Junco, a comunidade transformou seu destino de pouca sorte em oportunidade através da implantação de um horto e farmácia fitoterápica. Isto aconteceu em decorrência de um Fórum de Desenvolvimento Local em 1.999, em parceria com a Prefeitura Municipal, Paróquia São José e lideranças locais.
Lago de Junco conta com as quebradeiras de coco, que conquistaram o direito de entrar nas áreas privadas dos cocais para trabalhar. Após fundarem uma cooperativa, a empresa de cosméticos Body Shop passou a adquirir 25% de toda a produção de óleo das quebradeiras de coco de oito povoados pagando o dobro do preço do mercado local.
O sistema educacional do município era um problema, poisnão era o ideal, já que o material didático não era suficiente para o ano inteiro, não havia fonte de pesquisa (biblioteca) ou opções de cursos profissionalizantes além de magistério, sem falar na merenda escolar que nunca variava.
Além da educação, a saúde pública em Lago de Junco era precária. Não havia nem mesmo um posto médica no município.
Em 1999 o governo federal por meio do Programa Comunidade Ativa em parceria com o Sebrae implantou no município uma experiência-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS). O resultado foi o Fórum de Desenvolvimento Local.