MINHA TERRA TEM PALMEIRAS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIaS 8
1 INTRODUÇÃO
O texto na qual irei falar se refere a um pequeno município de Lago do Junco, esta pequena cidade ficou conhecida pela cultura de seus habitantes, por utilizar uma vasta e diversificada flora através de plantas medicinais no tratamento de muitas doenças.
2 DESENVOLVIMENTO
Lago do Junco um pequeno município maranhense que sempre teve seus índices socioeconômicos inferiores comparado aos outros municípios. A vegetação predominante da pequena cidade sempre foi à palmeira de babaçu, onde a extração do fruto era uma das poucas fontes de renda para a maioria da população. Mas além do fruto da palmeira de babaçu, com o óleo da mesma as quebradeiras de coco, que foi mais uma conquista para o município criado por Ludovico, produziam sabonetes, óleo, onde boa parte destes produtos era vendido para indústria de cosméticos, faziam-se também esteira, telhado, abanador, cesto, carvão para fazer fogo, e além disso das plantas medicinais fazia-se remédios: como anti-inflamatório, bom para o estômago.
Por meio do governo federal através do Programa Comunidade Ativa em parceria com o Sebrae o DLIS procurou valorizar a participação comunitária e estimular o comprometimento dos moradores locais com a questão do desenvolvimento, desenvolveu lideranças capazes de dar sustentação a ações que visassem à promoção e desenvolvimento, e com isso essa experiência resultou na formação do Fórum de Desenvolvimento em Lago do Junco, que teve como principais parceiros locais a Prefeitura Municipal, a Arquidiocese e as lideranças do município.
Com a criação desse fórum sua primeira ação foi à elaboração de um diagnóstico socioeconômico, onde identificado como uma das potencialidades locais a diversidade da flora