minha rola e pequena?
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estudar arte Bizantina situando-a historicamente e dando ênfase ao uso do mosaico.
Investigar o uso do mosaico em outros momentos da história da arte e na contemporaneidade.
Produzir obras em Mosaico com papéis coloridos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, com o texto “Arte Bizantina” presente no site: www.infoescola.com/artes/arte-bizantina/ . Dando ênfase à suas origens, características formais, temas e principalmente à presença do mosaico.
É necessário elucidar que o cristianismo, até então perseguido por Roma, torna-se a religião oficial do Estado e que a Arte Bizantina é eminentemente cristã.
A principal característica da Arte bizantina foi o surgimento de um estilo novo, rico e colorido, com uma temática sempre vinculada ao Cristianismo, privilegiando o espiritual em detrimento do material, destacando o conteúdo, não a forma.
O mosaico é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal não era a decorativa, e sim a educativa, pois ele visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos, pois o regime político vigente era a teocracia.
Tendo discutido bem as principais características da Arte Bizantina, o professor passará a enfatizar a técnica do mosaico, surgida nesse período, mas que atravessou o tempo e continuou sendo altamente utilizada por artistas ao longo da História da Arte.
A técnica do mosaico, consiste na colocação de pequenos fragmentos de algum material, a escolha do artista (papel, azulejo, mármore, granito, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais), sobre qualquer