Ming
O fundador da dinastia Ming, oriundo da classe camponesa, favoreceu de modo expressivo uma economia agraria em que a aldeia fosse autossuficiente e autossustentada, mantendo o comercio local num nível mínimo e limitando a troca regional de bens e serviços a casos de real necessidade. Foi durante o período Ming que a economia chinesa voltou-se para o cultivo de produtos primários para o mercado. Fatores: revitalização da agricultura, construção de duas novas capitais nacionais pelo Imperador Hongwu e seu filho Yongle, o mecanismo de mercado foi estimulado pelas sete grandes expedições marítimas e promoção dos mercados foi o aumento da população chinesa entre 1400 e 1600, de cerca de 75 milhoes para prováveis 150 milhoes. 2. De que forma as redes sociais na China atual influenciam a maneira e fazer negócios?
Os laços sociais entre os chineses são muitas vezes triangulares, ‘’envolvendo uma terceira pessoa que serve como apresentador, intermediário, mediador e, as vezes avalista. 3. Que características definem o empreendedor da China Pos-Mao Tse Dong?
Entre as pessoas que fazem negócios na China atual, a grande divisão se da entre os que tem acesso ao Partido Comunista e, portanto, contam com o seu apoio politico e os que não o tem.
4. Qual o papel da revolução Meiji no Japao para a mudança no perfil do empreendendorismo nesse pais?
Promoveu o desenvolvimento da indústria, atraindo engenheiros especializados da Gra-Bretanha e da França com a promessa de altos salários. As reformas educacionais instituídas pelo governo Meiji para forma engenheiros e administradores capacitados também foram importantes mudanças institucionais para a atividade empreendedora. O governo montou instalações para a indústria manufature assim como para estaleiros e metalurgias. Essas mudanças institucionais