Mineração - Lavras e Mecanica das Rochas
O que é?
É um método destinado à lavra de blocos de granito, mármore e outras rochas para serem serradas e polidas para revestimento. As bancadas chamadas, também, de faces, são aproximadamente verticais. A mina que faz lavra em blocos é chamado de pedreira, embora esse nome se aplique também à lavra de rocha para construção, ou seja, à produção de brita ou pedra britada. Devido à dificuldade e custo de ser cortar os blocos, esse tipo de pedreira é a mineração a céu aberto com o mais alto custo de lavra, é também um método de pequena escala de produção e baixa produtividade.
Desenvolvimento
As propriedades físicas definem a qualidade de um bloco. Isso inclui suas cores, aparência, uniformidade e resistência, devendo ser livre de fraturas, trincas e descontinuidades. O estéril pode ser de material decomposto ou de rocha fraturada, e necessita de área para deposição. A abertura da primeira face é transversal ao depósito e considera as propriedades físicas, é feita uma abertura central, gerando as faces livres para extração dos demais blocos.
Sobre o Estéril
A remoção de estéril pode ser feita por desmonte mecânico, manual, hidráulico ou por explosivos, e o transporte e a deposição pelos mesmos métodos usados para o método de cava e flanco.
Extração dos Blocos
Os cortes de rocha para produzir os blocos são normalmente feitos por:
Fio diamantado
Ele corta pela sua passagem pela rocha.
Cabo de aço
Ele corta a rocha por atritar areia contra a rocha.
Argamassa expansiva
Consiste em dois componentes que, misturados e colocados em furos, aumentam de volume deslocando o bloco.
Cunhas hidráulicas
São colocadas nos furos, deslocando os blocos sob a ação da energia hidráulica.
Explosivos de baixa velocidade
A pólvora negra, que é explosivo de baixa velocidade, desloca o bloco sem fragmentá-lo.
Operações Auxiliares
Em geral as operações auxiliares compreendem