Artigo
DO MACIÇO ROCHOSO E CONTROLES PARA AUMENTAR A SEGURANÇA
DURANTE OS PROCESSOS EM MINA SUBTERRÂNEA.
Adriano Santos Machado Araújo
Kênia Arlinda Izaias Silva
Resumo
Este artigo apresenta uma sugestão de análise, apresentadas para fundamentação da indicação de aplicação de métodos de suportes e contenção do maciço rochoso, além de controles em processos de extração mineral em mina subterrânea.
Palavras-chaves: análise, métodos de contenção, maciço rochoso, mina subterrânea. Introdução
Por meio do estudo dos critérios para classificação do maciço rochoso, concluiu-se que, quando se realiza a abertura de um túnel as forças tendem a se redistribuir dentro do maciço rochoso, provocando uma instabilidade. Tornando-se necessário reestabelecer estas forças através da colocação de sustentação e ou instalação de suportes com a finalidade de obter a estabilidade da escavação em questão. A avaliação das condições do maciço deve ser realizada através do levantamento de dados da geologia do maciço rochoso, da caracterização geotécnica das descontinuidades presentes, do mapeamento de lençóis freáticos e da classe do maciço rochoso. Estabelecendo os campos de tensões existentes antes da lavra, em módulo e direção, e quais os tipos de mecanismos de ruptura são propícios de ocorrerem. Além de identificar possíveis danos que poderão ser gerados após o desmonte, como desplacamentos, movimentos advindos da atividade tectônica existente no maciço e os possíveis efeitos em outras regiões da mina, baseando em dados históricos de experiências semelhantes à analisada.
Desta forma é possível realizar um controle da estrutura trabalhada.
Sendo assim, o primeiro passo será definir as condições geomecânicas do maciço e, logo após a abertura, a escolha do melhor modelo de suporte ou contenção, definindo sua localização e dimensionamento de malha.
Para o controle operacional, após cada avanço gerado na frente de desenvolvimento, será