Minerais e tipos de rochas
Minerais são elementos sólidos e homogêneos de origem natural, com composição química definida, estrutura interna ordenada e formado por processos inorgânicos.
Cristais são minerais que possuem formas geométricas externas bem definidas.
Minério é utilizado apenas para designar um mineral ou rocha que apresenta importância econômica.
Rocha é uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidas.
- Rochas
Por definição, as rochas são produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos constituintes varia, resultando em rochas “duras” e rochas “brandas”.
Chama-se estrutura da rocha o seu aspecto geral externo que pode ser maciço, com cavidades, orientado ou não, etc.
A textura se releva por meio da absorção mais detalhada do tamanho, forma e relacionamento entre os cristais ou grãos constituintes da rocha.
Na agregação mineralógica constituinte das rochas, reconhecemos os minerais essenciais e minerais acessórios. Os minerais essenciais estão sempre presentes e são mais abundantes numa determinada rochas, além disso, suas proporções determinam o nome dado à rocha. Já os minerais acessórios podem ou não estar presentes em uma rocha, sem que isto modifique a classificação da mesma.
- Classificação das rochas
Classificar as rochas significa usar critérios que permitam agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob esse aspecto, pode-se dividi-las em três grandes grupos:
Rochas ígneas ou magmáticas
São resultantes do resfriamento do material rochoso fundido (magma). Quando o resfriamento ocorrer no interior do globo terrestre, a rocha resultante será do tipo ígnea intrusiva ou plutônica (o granito é o tipo mais abundante dessa rocha na crosta terrestre).