hauhauhsauhs
1128 palavras
5 páginas
Frequência cardíaca, ritmo e condicionamento físico do idosoPersonal Trainer - prescrição aplicada a 3ª Idade
Aplicado a 3ª Idade
Durante o último século, melhorias drásticas na expectativa de vida ocorreram em muitos países no mundo inteiro, inclusive no Brasil. O problema fundamental é a qualidade de vida.
Aproximadamente 85% das pessoas idosas apresentam uma ou mais doenças ou problemas de saúde. Os problemas de saúde que ocorrem com mais frequência entre as pessoas idosas são:
Artrite (48%);
Hipertensão arterial (46%);
Doenças cardíacas (32%);
Comprometimento da audição (32%);
Comprometimento ortopédico (19%);
Catarata (17%);
Diabetes (11%);
Comprometimento visual (9%).
Os especialistas em envelhecimento acreditam que o ser humano em geral poderia viver até 115 a 120 anos se o estilo de vida e seu perfil genético fossem ideais.
Exercícios, dieta, tabagismo e outros hábitos possuem um grande efeito tanto sobre a melhoria da extensão quanto da qualidade de vida.
De acordo com muitos gerontologistas, um ingrediente fundamental para o envelhecimento saudável é a atividade física regular. De todos os grupos etários, as pessoas idosas são as mais beneficiadas pela atividade. O risco de muitas doenças e problemas de saúde comuns na velhice (ex: doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, osteoporose, fraturas ósseas e diabetes) diminuem com a atividade física regular (NIEMAN, 1999).
O exercício regular também pode diminuir a gordura corporal e aumentar a força muscular, assim como melhorar a aptidão aeróbia. As pessoas idosas que se exercitam regularmente relatam que dormem melhor, são menos vulneráveis às doenças virais e possuem uma melhor qualidade de vida que as sedentárias. Infelizmente em termos percentuais, as pessoas idosas são aquelas que praticam menos atividades comparando com as diversas faixas etárias. Parte da deterioração atribuída ao envelhecimento é atualmente relacionada com a inatividade física.
Em