barramentos
A placa-mãe também segue o princípio da modularidade, ou seja, a placa-mãe é composta por vários componentes independentes que se comunicam. Por exemplo, o processador e as memórias RAM são dois componentes independentes, que têm uma comunicação muito intensa entre si.
Os componentes dentro do computador conversam um com outro de várias formas diferentes. A maioria dos componentes dentro do computador, entre eles processador, cache, memória, placas de expansão e dispositivos de armazenamentos, utilizam o barramento (bus) para se comunicar.
Um barramento, em termos computacionais, consiste num canal no qual a informação flui entre dois ou mais dispositivos (tecnicamente, um barramento com dois dispositivos é considerado por muitos um porto e não um barramento). Um barramento, normalmente, tem vários pontos de acesso, ou melhor, lugares onde um dispositivo pode se conectar tornado-se, assim, parte do barramento. Dispositivos conectados no barramento podem enviar informações para outros dispositivos, que também estejam conectados através do bus (barramento), bem como receber. O conceito de barramento é relativamente simples, de forma que os barramentos internos e externos ao PC, na verdade, trabalham de maneira semelhante. Na realidade, um telefone tocando numa casa é um barramento; as informações fluem através da rede indo até o lugar onde ele está, e outra pessoa pode se conectar ao barramento fazendo uma extensão. Assim, todos os telefones da extensão compartilharão a mesma informação (voz) através da fiação (barramento, bus).
Imagine uma escola com cinco salas e um banheiro colocados lado a lado, formando uma fila, as portas das salas e do banheiro dão acesso a um corredor, que interliga todas elas. Nessa escola ninguém pode andar no corredor, exceto quem tiver um passe. Mas só existe um passe na escola e ele é controlado pelo inspetor. Assim, qualquer aluno, de qualquer sala, pode ir ao banheiro ou a outra sala, desde