tecnologo
De acordo com Junqueira (2003), vice-presidente do instituto M. Viana Costa curta (MVC): Negociação, é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado possível, de uma forma que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Segundo Freitas (1994) negociar é uma forma de tomar decisões em que duas ou mais partes conversam entre si, num esforço de resolver interesses opostos, expressando suas demandas contraditórias indo em direção a um acordo através de um processo de concessões, buscando novas alternativas.
Para Martinelli, (2010) a negociação é um conceito em continua formação, que esta amplamente relacionada a satisfação de ambos os lados. Segundo Miranda, a habilidade de negociar bem, é essencial para sua sobrevivência no disputado mundo dos negócios de hoje, vence quem melhor negocia. As principais habilidades de um bom negociador é saber ouvir, planejar, mirar alto, ser paciente, visar satisfação, ser ético, ser empático, trocar concessões, desenvolver espírito negociável. Os elementos fundamentais para uma boa negociação são: legitimidade, medir real possibilidade de alcançar a realização do objetivo, sem exageros ou acanhamentos; informação, administrar o máximo de informação possível para ter domínio da negociação; tempo, para coletar dados e estar no comando do evento e por fim, poder, verificar e estabelecer seu poder antes da negociação, analisar os limites, se estiver em uma corporação, não respondera como pessoa física, e sim jurídica, sendo assim pode ocorrer, de um superior precisar dar a palavra final. A negociação faz parte da vida pessoal/familiar e profissional.
ALGUNS EXEMPLOS QUE TRATAM DE ASPECTOS DA NEGOCIAÇAO NA VIDA PESSOAL
Um casal que, para comemorar o aniversario de casamento, resolve ir ao um