geologia 11 ano
Quando as rochas são submetidas a condições termodinâmicas diferentes das existentes aquando a sua génese, estas tornam-se instáveis. Por isso, experimentam transformações mais ou menos acentuadas, reajustando-se às novas condições ambientais.
Em que consiste o metamorfismo
O metamorfismo é um processo geológico que consiste num conjunto de transformações mineralógicas, químicas e estruturais que ocorrem no estado sólido, em rochas sujeitas a estados de tensão, temperatura e pressão diferentes da sua génese.
Onde é que o metamorfismo ocorre
O metamorfismo ocorre em certos contextos tectónicos, como por exemplo, nas zonas de subducção, em cadeias orogénicas ou na proximidade da instalação de um magma no seio de rochas preexistentes.
De que é que o processo metamórfico depende
A maioria das modificações induzidas nas rochas durante o processo de metamorfismo depende da atuação de um conjunto de fatores de metamorfismo.
Quais são os fatores de metamorfismo
Os fatores de metamorfismo são as tensões (pressões), o calor, os fluidos e o tempo.
Quais são os tipos de tensões a que os corpos estão sujeitos
Os materiais geológicos no decurso da sua evolução em profundidade são sujeitos à atuação de diferentes tipos de tensões: tensões litostáticas e tensões não-litostáticas ou dirigidas.
De que resultam os dois tipos de tensões e quais as implicações que cada uma delas origina nos corpos
A tensão litostática que é exercida num corpo resulta do peso exercido pela coluna de material suprajacente. Esta é exercida de igual modo em todas as direcções, o que leva a uma diminuição do volume dos materiais rochosos, aumentando consequentemente a sua densidade. A tensão não-listostática ou dirigida que é exercida num corpo resulta dos movimentos tectónicos e não é exercida de igual modo em todas as direcções. Este tipo de tensão tem implicações ao nível do aspeto macroscópico e microscópico, uma vez que produz uma orientação