Minerais na economia
O Ouro
O ouro no Brasil foi descoberto pelos bandeirantes no final do século XVII, nas regiões dos atuais estados de Goiás, Cuiabá e Minas Gerais. Aqui no pais não era difícil de encontrar ouro, pois eles eram de Aluviões e se encontravam facilmente. Todos os Aluviões foram esgotados e as poucas minas que existiam também no Brasil Colonial.
Seguindo sobre Garimpos, ainda na década de 1980 o Brasil produziu muito, e umas das principais minas era a Serra Pelada, que foi desativada por um tempo e hoje está com um Projeto totalmente novo.
A maior mina em operação hoje no Brasil está em Paracatu e não tem Capital Brasileiro para atuar. É canadense, nacionalidade da multinacional. O lucro vai todo para fora, a única coisa que fica de serventia ao país é a melhoria da cidade, que a empresa está fazendo. Em Paracatu a mina chega produzir um bilhão de dólares. 95% do seu ouro são exportados para outros países.
Oferta Mundial
Segundo o DNPM, dados indicam que a produção subiu em 2011 pelo mundo, e sua produção chegou 2818 toneladas de ouro. E a China bateu o recorde de novo com 371 toneladas de ouro produzida. O ouro subiu de produção também na África e gerando 50 toneladas. No que diz respeito a America do Sul o Peru produziu 188 toneladas e continuou liderando bem a frente do Brasil que produziu 65 toneladas, vindo atrás Argentina 59 toneladas, Chile 45 toneladas e Colômbia com 37 toneladas.
Com o aumento da produção internacional do ouro a demanda atingiu 4.067 toneladas de ouro aproximadamente e chegou atingir 205,5 bilhões de dólares. O maior consumidor do ouro produzido foi na joalheria que consumiu 1973 toneladas, tendo um aumento sobre outros anos, tendo em vista que a população de países emergentes como Índia e China aumentaram o poder aquisitivo.
O setor de investimento ficou 1686 toneladas aproximadamente, já que era uma forma de se proteger da crise na Europa. Aqui no nosso país o ganho em cima do ouro chegou 8,83% em ganho real na moeda