Mineiras
Minério é um mineral que é economicamente autossustentável para a sua prospecção e exploração industrial (mineração).
A sua exploração pode ser feita a céu aberto ou ser subterrânea. Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem económica são chamados minérios
Hematita é um mineral de fórmula química óxido de ferro III, (Fe2O3), é formada principalmente por ferro combinando com o oxigênio. A hematita é um minério de ferro; e o ferro, por sua vez, é um metal.
Galena é um mineral composto de sulfeto de chumbo (II), e o mais importante dos minérios do chumbo e praticamente o único. Cristaliza no sistema cúbico, quase sempre em octaedros.
Pirita é um dissulfeto de ferro, FeS2. Tem os cristais isométricos que aparecem geralmente como cubos, mas também frequentemente como octaedros ou piritoedros (dodecaedros com faces pentagonais).
2) Qual o significado da propriedade dureza dos minerais? Coloque os minerais identificados em ordem crescente de dureza.
Expressa a resistência de um mineral à abrasão ou ao risco. Ela reflete a força de ligação dos átomos, iões ou moléculas que formam a estrutura. A escala de dureza mais frequentemente utilizada, apesar da variação da dureza nela não ser gradativa ou proporcional, é a escala de Mohs, que consta dos seguintes minerais de referência (ordenados por dureza crescente):
Galena dureza 2,5
Calcita dureza 3
Sodalita dureza 5,5
Hematita dureza 6.0
Pirita dureza 6.5
3) Como foi encontrado a densidade do mineral?
◦O peso do mineral no ar – P;
◦O peso do mineral mergulhado na água – P’.
◦A diferença P - P’ dá o valor da impulsão (I), ou seja, o valor do peso de um volume de água igual ao volume do mineral mergulhado.
◦A densidade relativa é calculada através da seguinte fórmula:
U= M/V
4) qual a relação entre brilho e densidade?
Os minerais têm, na sua grande