Milton Santos
O inicio...
FRIEDRICH RATZEL
Em 1871 com o fim da guerra Franco-prussiana, soma-se mais uma vitória do primeiro-ministro prussiano Otto Von
Bismarck, que conquista não apenas o território AlsáciaLorena, mas é quando ocorre a tão esperada e buscada unificação da confederação germânica, e se constitui o
"novo estado". Logo toda a Alemanha, repassa ao seu corpo, a grande influência militar bismarckiana.
Naquele momento histórico, a ascensão dos ideais nacionalista-chauvanistas se entrelaçavam com o início do capitalismo, dos avanços da industrialização, da revolução industrial, solidificando o período neocolonial.
A Alemanha "Bismarckiana", tem como alicerce um projeto imperial expansionista de desenvolvimento.
Neste momento histórico, Ratzel, aparece como um grande intelectual e explicador dos propósitos do líder de sua nação.
A VISÃO DE RATZEL
Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.
Para Friedrich Ratzel, o território representa uma porção do espaço terrestre identificada pela posse, sendo uma área de domínio de uma comunidade ou Estado.
Portanto, o território não se restringe somente às fronteiras entre diferentes países, sendo caracterizado pela idéia de posse, domínio e poder, correspondendo ao espaço geográfico socializado, apropriado para os seus habitantes, independentemente da extensão.
Para ele então, o território é o espaço desde o qual uma família encontra sua subsistência, até o espaço necessário a evolução de um Estado, que deve assim, sempre pensar na aquisição de mais espaços territoriais. MILTON
SANTOS
Fonte:www.ufsb.edu.br
“O TERRITÓRIO É A MELHOR INSTÂNCIA PARA OBSERVAÇÃO E LEITURA DO QUE ESTA ACONTECENDO
NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.”
Santos (1996) alerta aos leitores para não confundirem o espaço com o território.
O
território pode ser distinguido pela intensidade das técnicas