ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 1 - Fórum - Texto AS CARREIRAS NO SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL BRASILEIRO: BREVE RETROSPECTO E PERSPECTIVAS
Apresentar informações relevantes do texto. É importante a leitura para a centralização das ideias do autor.
O texto explana de maneira detalhada a realidade , o histórico e as previsões possíveis a respeito do futuro dos servidores públicos no Brasil. Conforme proposto, selecionamos alguns trechos que julgamos serem relevantes e que agregam informações a nós, futuros gestores e graduandos em Administração Pública:
Atualmente, há uma grande concentração de posições a favor da administração gerencial, participativa, moderna, sinérgica etc., porém, ainda há grande concentração de práticas mecanicistas. Esta dualidade se reflete nas próprias regras do jogo, bastante variáveis, dependentes do que e de quem se trate, beneficie ou prejudique.
A questão das carreiras passa também, como será assinalado, por este tipo de contradição, sempre permeada, ainda, por uma boa dose de política e jogos de poder.
Analisando a história...
Alguns teóricos, entre os quais Abrúcio (1996), identificam na formação das carreiras mais um fruto de poder e força corporativa que resultado de estudos sobre a necessidade de criação de um processo de senioridade.
Um rápido olhar pela história da administração pública, no entanto, demonstra que, de fato, nunca houve uma verdadeira intenção dos detentores do poder de que se gerasse um sistema meritocrático puro, com ocupação de cargos públicos a partir de concursos, carreiras estruturadas de forma adequada, desenho científico dos cargos e carreiras etc. Já a partir de Getúlio Vargas, o qual se inspirou na doutrina de Max Weber, houve a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), cuja modelação era nitidamente do tipo burocrática.
A racionalização da administração pública não eliminou as práticas clientelistas, ao contrário, institucionalizou estas trocas, centralizando-as no governo federal” (op.