Migracao Haitiana Para O Brasil
Duval Fernandes2
Maria da Consolação Gomes de Castro3
Carolina Ribeiro4
Resumo
A migração dos haitianos para o Brasil é um fenômeno recente e vem recebendo especial atenção do governo brasileiro. No entanto, as medidas tomadas não conseguiram levar um mínimo de governança deste processo, não surtiram os efeitos desejados. O tráfico de imigrantes continua presente na fronteira Norte do Brasil e a demanda por vistos não cessa de crescer. O volume de haitianos no Brasil até o final de 2014 deverá chegar a mais de 50.000.
Neste trabalho são apresentados os resultados da pesquisa Migração Haitiana ao Brasil: diálogo bilateral, realizada pelo GEDEP com apoio da OIM e do MTe.
Palavras Chaves: Migração Internacional. Imigração para Minas Gerais. Migração haitiana.
Área Temática: Demografia
1
Trabalho apresentado no XVI Seminário sobre Economia Mineira. CEDEPLR/UFMG. Diamantina 16 a 20 de setembro de 2014.
2
Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas e coordenador do GEDEP
3
Professora do Curso de Serviço Social da PUC Minas e pesquisadora do GEDEP
4
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas e assistente de pesquisa do GEDEP.
1 Introdução
Na história do Haiti, as catástrofes naturais e os problemas políticos e sociais são vivenciados pela população há séculos.
O terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010, não destruiu somente cidades, causando a morte de milhares de pessoas, mas também atingiu a infraestrutura econômica e habitacional. Por conta do horário em que ocorreu e dos locais que sofreram o maior impacto, o terremoto jogou por terra a esperança de dias melhores para o já combalido país, ao ceifar a vida de milhares de jovens, funcionários públicos e profissionais qualificados que, de uma forma ou de outra buscavam contribuir na reconstrução do país, que tentava sair de mais uma das inúmeras crises políticas que atingiram aquela