Mies
(Aachen,1886 / Chicago, 1969)
“Less is more”
História e Teoria da Arquitetura 4 prof. viviane villas boas maglia
Ludwig Mies van der Rohe
• Um dos mais importantes arquitetos do século 20
(junto com Le Corbusier, Gropius e Frank Lloyd Wright)
• 1905 - trabalha com Bruno Paul, em Berlin (Sachlichkeit: sobriedade, utilidade e objetividade, nas quais a geometria substitui as linhas organicas)
• 1908 - trabalha com Peter Behrens
• 1913 - abre seu proprio escritório
• 1919 - conhece Hans Richter, El Lissitsky, Hans Arp, e Theo van Doesburg. Juntos, editam a revista G, de
1921 a 1925. (de Gestaltung, organização criativa)
“A fantasia, o capricho e o arbitrário não tem espaço num sistema que cria e recria uma forma básica - não se pode inventar uma nova arquitetura cada manhã de segunda-feira.” Edifício na Friedrichstrasse,
Berlin, 1919
Mies não estava interessado em utopias. Tampouco acreditava na pretensa capacidade da arte e da arquitetura modernas para mudar a sociedade. Acreditava, sim, que arquitetura era a vontade de uma época traduzida em espaço e que sua tarefa era criar formas com os meios de seu tempo.
Projeto para edifício em concreto,
Berlin, 1922
Weissenhof Stuttgart, Alemanha, 1927.
Mies projeta o plano diretor, um dos edifícios e organiza a distribuição das áreas aos arquitetos. Pavilhão
Alemão
-
Barcelona,
Espanha,
1929
Mies projeta um pavilhão assimétrico em mármore travertino, onix, vidro e aço cromado, elevado sobre um pódio. Um espaço formal e cerimonal, não utilitário, onde a decomposição do cubo, o jogo de planos e o movimento são os elementos estruturais principais.
Pavilhão de Barcelona: sobre o pódio elevado, 8 colunas em aço cromado sustentam a laje plana de cobertura. Planos verticais em travertino e vidro, dispostos livremente sob a cobertura, ordenam e delimitam os espaços interno e externo
• 1930 - nomeação de