Midia x Politica
Não há como falar em politica no Brasil sem nos lembrarmos dos meios midiáticos. A mídia nos mostra as campanhas, enfatizam as propostas e principalmente nos fazem pensar em quem melhor pode governar o país.
Mas será que as coisas acontecem dessa forma limpa e benéfica que demostra? Podemos ver uma parcialidade em relação às emissoras de televisão aberta, revistas, jornais, rádio entre outras, mas se prestarmos atenção na maneira como essa parcialidade é colocada veremos que ás coisas não são como demostram ser. Parcialidade em meio às mídias em relação à politica é quase inexistente; claro que ela tem que ser maquiada a parecer verdadeira ao ponto de pode “alienar” nos telespectadores, leitores, e eleitores.
Um exemplo de como a mídia pode manipular uma candidatura no Brasil foi a eleição de 1989 entre Collor e Lula. Onde houve dois debates, o primeiro onde Lula sai com vantagem em relação ao outro candidato, e outro apresentado três dias antes da eleição, editado pela Rede Globo de Televisão fazendo com que Collor tivesse a ascensão do público e ganhasse a eleição se tornando presidente do país. E um exemplo mais forte de como a mídia manipula as pessoas, foi ha maneira como o mesmo Collor eleito pela manipulação da mídia sobre a sociedade perdeu o poder através da influência da mesma mídia que ali o colocou.
Os meios de comunicação de massa transmitem o que convém com relação a cada candidato, se nos atentarmos a como são dadas algumas noticias em relação a alguns deles veremos o quanto isso é exposto, um nota que é dada em um veiculo de comunicação com relação a um partido, muitas vezes nem transmitida em outro veiculo chega a ser. E em outros são totalmente distorcidas, se analisarmos a o que foi dito.
Claro que a mídia não é somente a vilã da relação entre politica e sociedade. Em maio a mediação dos dois extremos a mídia serve também para atentar os cidadãos das