midia e modernidade
Docente- Hérica Lene
Discente – Jaqueline Souza da Conceição
Disciplina – Fundamentos e técnicas da comunicação
5° Exercício: Estudo Dirigido
1° - Por que tornou-se lugar comum dizer que a comunicação é uma forma de ação ? Tornou-se lugar comum dizer que comunicação é uma forma de ação, desde que Austin observou que proferir uma expressão é executar uma ação e não apenas relatar ou descrever um estado de coisas.
2° - Explique os quatro tipos principais de poder descritos pelo autor. Os quatro tipos de poder descritos pelo autor são: econômico, político, coercitivo e simbólico. O econômico provém da atividade humana produtiva, isto é, atividade relacionada com a provisão dos meios de subsistência através da extração da matéria prima e de sua transformação em bens que podem ser consumidos ou trocados no mercado. O político deriva da atividade de coordenação entre os indivíduos e da regulamentação dos padrões de sua interação. O coercitivo implica o uso ou a ameaça da força física para subjugar ou conquistar um oponente. O simbólico tem a capacidade de intervir no curso dos acontecimentos, de influenciar as ações dos outros, e produzir eventos por meio da produção e da transmissão de formas simbólicas.
3° - Como o autor caracteriza a comunicação ?
Comunicação é um tipo distinto de atividade social que envolve a produção, a transmissão e a recepção de formas simbólicas e implica a utilização de recursos de vários tipos.
4° - Cite e explique as principais características da comunicação de massa.
As principais características são: Os meios técnicos e institucionais de produção e difusão, a mercantilização das formas simbólicas, a dissociação estruturada entre produção e recepção, prolongamento da disponibilidade dos produtos de mídia no tempo e espaço, e a circulação publica das formas simbólicas mediadas.
Os meios técnicos e difusão, O