Middleware resumo
Uma grande aplicação Enterprise, em geral, é um grande sistema distribuído em um ambiente complexo e heterogêneo. Neste contexto, os dados e suas formas de recuperação e interação estão em pontos distintos da infraestrutura. A forma das informações e a maneira de recuperá-las também são distintas, assim como as plataformas de hardware usadas para armazenamento, recuperação e manuseio de informações.
A Necessidade
Uma infraestrutura capaz de fornecer para as aplicações caminhos para interagir com as várias plataformas, sistemas e fontes de dados de um parque de TI Enterprise. Para integração em ambientes heterogêneos e distribuídos, são necessárias camadas de software que possibilitam:
• Comunicação entre plataformas e aplicações;
• Uso de API bem definida e aberta;
• Uso de protocolos bem definidos e abertos;
• Ser utilizadas em múltiplas plataformas;
• Manter separação de camadas para segurança e portabilidade;
• Recuperar dados e consolidar a partir de múltiplas fontes;
• Fornecer acesso a tecnologias distintas.
O que é Middleware?
Do ponto de vista etimológico, middle em inglês significa meio e o sufixo ware é usado para denotar conjunto ou para transformar a palavra na forma coletiva. Desta forma, em uma tradução simplificada, middleware denota as tecnologias intermediárias. Intermediárias entre o que? Intermediárias entre quem?
O temo Middleware é usado para agrupar todas as tecnologias em software que estão entre a aplicação final e os fornecedores de dados para esta aplicação final. Assim, uma solução de Middleware fica entre a aplicação que o usuário enxerga e as fontes de informações. A solução de Middleware intermedia a interação entre a aplicação final e as fontes de informações.
Estas fontes de informações podem ou não estar na mesma máquina do servidor de aplicações nem podendo inclusive, estar fora do ambiente físico desta máquina. Além disso, as fontes de informações podem estar em plataformas