teste
O termo middleware representa uma camada intermediária entre o sistema operacional e as aplicações distribuídas, tendo como objetivo abstrair a heterogeneidade existente da comunicação distribuída. Existem alguns tipos de middleware, assim como algumas categorias. Através de uma pesquisa bibliográfica, busca-se conceituar o termo middleware, assim como suas vantagens e desvantagens. Conclui-se que middleware tem um grande potencial para facilitar a construção de aplicações distribuídas.
O que é middleware
Middleware é o neologismo, ou seja, é uma formação nova criada para designar camadas de software que não constituem diretamente aplicações, mas que facilitam o uso de ambientes ricos em tecnologia da informação. A camada de middleware concentra serviços como identificação, autenticação, autorização, diretórios, certificados digitais e outras ferramentas para segurança.
Aplicações tradicionais implementam vários destes serviços, tratados de forma independente por cada uma delas. As aplicações modernas, no entanto, delegam e centralizam estes serviços na camada de middleware. Ou seja, o middleware serve como elemento que aglutina e dá coerência a um conjunto de aplicações e ambientes. Resumindo, o termo middleware caracteriza uma camada de software que possibilita comunicação entre aplicações distribuídas.
A figura abaixo mostra o processo de comunicação entre aplicações distribuídas através de um middleware. Todo o processo é transparente para as aplicações, e a heterogeneidade existente é tratada também pelo middleware.
No começo um middleware tinha a função básica de unir os componentes de um programa distribuído, ditando a maneira pela qual estes componentes interoperavam. Atualmente, sua função é integrar aplicações completas entre e dentro de organizações. Apesar de ser robusto na área o middleware sofre alguns problemas, Por exemplo a integração entre aplicações escritas com linguagens de programação diferentes, poucos