Ibm websphere mq: middleware orientado à mensagens
Tiago David da Costa Sistemas para Internet Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) Canoas – RS – Brazil aiev.an.tks@gmail.com Resumo. O termo middleware representa uma camada intermediária entre o sistema operacional e as aplicações distribuídas, tendo como objetivo abstrair a heterogeneidade existente da comunicação distribuída. Existem alguns tipos de middleware, assim como algumas categorias, que serão brevemente discutidas neste artigo. O WebSphere MQ será abordado com mais ênfase, discutindo sobre a sua estrutura, funcionalidades e como pode ser aplicado em diferentes cenários.
1.
Introdução
O termo middleware caracteriza uma camada de software que possibilita comunicação entre aplicações distribuídas, tendo por objetivo diminuir a complexidade e heterogeneidade dos diversos sistemas existentes, provendo serviços que realizam a comunicação entre esta categoria de aplicações de forma transparente às mesmas. A adaptação entre sistemas heterogêneos é necessária, por exemplo, quando um sistema atual deve interoperar com sistemas obsoletos ou com diferentes empresas. Um middleware é dividido em componentes do ambiente de programação e do ambiente de execução. Todo o processo é transparente para as aplicações, e a heterogeneidade existente é tratada também pelo middleware.
2. Classificação dos Middlewares
Segundo (Talarian 2000), os middlewares são classificados nas seguintes categorias: Monitor de Processamento de Transação: Provê um ambiente completo para aplicações de transação que acessam banco de dados relacionais. O overhead de comunicação neste modelo fica reduzido ao mínimo devido à troca de mensagens se basearem em simples request/reply. Remote Procedure Call (RPC): Uma das primeiras formas de comunicação entre processos remotos, operando em baixo nível. Não se aplicam bem a aplicações grandes e em tempo real. Object Request Broker (ORB): Pode ser considerado um RPC orientado a