JMS - java message service
Índice [esconder]
1 Arquitetura
1.1 Modelo ponto a ponto
1.2 Modelo publish/subscribe
2 Elementos da API JMS
2.1 Cliente JMS
2.2 Conexão JMS
2.3 Factory de conexões JMS
2.4 Destino
2.5 Consumidor
2.6 Produtor
2.7 Mensagens
2.8 Provedor JMS
2.9 Softwares que suportam JMS
3 Ligações externas
Arquitetura[editar | editar código-fonte]
A API JMS suporta dois modelos de troca de mensagens:
ponto a ponto ou modelo de filas modelo publish/subscribe
Modelo ponto a ponto[editar | editar código-fonte]
No modelo ponto a ponto, ou por filas, um "produtor" (producer) envia mensagens para uma fila e um "consumidor" (consumer) as lê. Neste caso, o produtor conhece o destino da mensagem e a envia diretamente para a fila do consumidor. Este modelo é caracterizado pelo seguinte:
apenas um consumidor irá ler a mensagem; não é necessário que o produtor esteja em execução no momento em que o consumidor lê a mensagem, assim como não é necessário que o consumidor esteja em execução no momento que o produtor envia a mensagem; quando lê uma mensagem com sucesso o consumidor envia um aviso (acknowledged) para o produtor.
Modelo publish/subscribe[editar | editar código-fonte]
Este modelo suporta a publicação de mensagens para um determinado tópico de mensagens (message topic). O(s) "assinante(s)" (subscriber) podem registrar interesse em receber ("em assinar") mensagens de um tópico. Neste modelo, nem o "publicador" (publisher) ou o "assinante" sabem um do outro. As características deste modelo são:
múltiplos consumidores podem ler a mensagem; existe uma dependência temporal entre os publicadores e assinantes de um tópico. Um publicador deve criar uma "assinatura" (subscription) para que os assinantes possam receber mensagens. O assinante do tópico deve estar em execução continuamente