O que é Ergonomia?
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais, e por isso a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho).
Tipos de ergonomia: Ergonomia Física: diz respeito às características Humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a atividade física.
Ergonomia Cognitiva: diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, que afetam as interações entre Humanos e outros elementos de um sistema.
Ergonomia Organizacional, ou macro ergonomia, relacionado com a optimização dos sistemas sócio técnicos, estrutura organizacional, politicas e processos.
Ergonomia na empresa:
Ergonomia de correção: atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho como dimensões, iluminação, ruído, temperatura, etc.
Ergonomia de concepção: interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal, como boa postura, uso adequado de equipamento e implantação.
Ergonomia de conscientização: é fundamental para a obtenção dos objetivos propostos pelo projeto ergonômico, pois é pela realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de