Microscópia
Os primeiros microscópios foram construídos no século XVI, mas somente no século XVII eles foram utilizados com a finalidade biológica. Nesse século Leeuwenhoek construiu um microscópio, formado por uma unica lente de aumento, as imagens obtidas podiam chegar até 300 vezes o seu tamanho normal. Leeuwenhoek analisou microrganismos como a bactéria e o protozoário. Em 1665 o inglês Robert Hooke publicou suas observações de estruturas, porém seu microscópio possuía duas lentes de aumento. Essas observações o concederam o crédito pela descoberta das células.
Microscópio Óptico (M.O.) - Partes
Mecânica
1. pé
2. braço
3. tubo ou canhão
4. revólver
5. platina
6. charriot
7. parafusos para ajuste macro e/ou micrométrico do foco
Óptica
Sistema de aumento:
- oculares
- objetivas
Sistema de iluminação:
- espelho
- condensador
- diafragma
- filtro
Observações:
1. A imagem proporcionada pelo M.O. é aumentada, virtual e invertida em relação ao objeto examinado.
2. Calcula-se o aumento da imagem obtida ao M.O. multiplicando-se o valor do aumento da ocular pelo valor do aumento da objetiva.
3. Campo microscópico é a área da preparação que se está observando ao M.O. Quanto maior o aumento da imagem, menor é a abrangência do campo.
4. Em virtude do último item, sempre se inicia a observação ao M.O. com uma combinação de lentes que proporcione o menor aumento, a fim de se ter uma visão panorâmica da região que se quer observar com maior aumento.
Montagem da lâmina Para se observar células ao microscópio de luz, deve-se colocar o material sobre uma lâmina de vidro com uma gota de água ou outro líquido adequado. Depois o material deverá ser coberto por uma lamínula. A lamínula deverá ser colocada com muito cuidado, isso evitará a criação de eventuais bolhas de ar que dificultam na hora de se analisar o material.
Microscópio Eletrônico (ME)
O microscópio eletrônico estuda detalhadamente as estruturas celulares.