MICROSCOPIA
Para progredir cada vez mais na investigação da natureza, o homem construiu instrumentos capazes de estender os limites impostos por seus órgãos sensoriais. Assim como o telescópio abriu as portas do infinitamente grande, o microscópio permitiu ver estruturas de dimensões ínfimas, como a célula, base da vida, e até átomos.
O que é microscopia?
A microscopia é um processo básico de toda a biologia moderna, sendo responsável por algumas das mais importantes descobertas relacionadas com a vida, como é o caso da célula e de toda a sua estrutura e funcionamento.
É a ciência que estuda os métodos e as aplicações em que se usa o microscópio para a observação de objetos, células, entre outros, com dimensões menores ao limite de resolução do olho humano (0,1 mm).
O que é um microscópio e qual sua utilidade nos estudos científicos?
Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. A imagem pode ser formada por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos e recebida por reflexão, processamento eletrônico ou por uma combinação dos dois métodos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
Para entender o funcionamento do microscópio primeiro precisamos entender que este aparelho divide-se basicamente em duas categorias: Microscópio óptico e Microscópio eletrônico:
Microscópio óptico:
Este tipo de microscópio funciona utilizando um conjunto de lentes ocular (que se destina à aplicação direta de um ou de ambos os olhos do observador) e objetiva (são lentes que posicionadas de determinada forma corrigem aberrações cromáticas).
Essas lentes ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser um microscópio de campo, de fundo escuro, de contraste de fase ou de interferência.
Microscópio eletrônico:
Com o microscópio eletrônico o