microscopia
1. Abaixe a mesa totalmente usando o parafuso macrométrio. Gire o verólver, encaixando a objetiva de menor aumento. Verifique pelo ruído característico do encaixe se a objetiva está realmente encaixada.
2. Pegue a lâmina, segurando-a apenas pelas bordas. Verifique se a lamínula está voltada para cima.
3. Abra a presilha e coloque a lâmina sobre a platina, encaixando-a ao “charriot”. Solte a presilha e verifique se a lâmina está bem encaixada. Centralize o material no orifício da platina, utilizando os parafusos do charriot.
4. Acenda a lâmpada do microscópio.
5. Verifique se o diafragma está aberto, olhando lateralmente se há passagem de luz através do orifício da platina. Caso necessário, abra o diafragma, movimentando a alavanca correspondente.
6. Certifique se o condensador encontra-se em sua posição mais elevada.
7. Levante a platina movimentando o parafuso macrométrico até o seu ponto máxima.
8. Agora, observando através da ocular, com os dois olhos abertos e utilizando o parafuso macrométrico, abaixe lentamente a platina, até que o material a ser observado seja visto. Assim que isto ocorrer, corrija a focalização utilizando o parafuso micrométrico.
9. Explore o material, movimentando os parafusos do charriot com uma das mãos e o parafuso micrométrico com a outra. Coloque sempre o material a ser analisado no centro do campo de observação, antes de passar para a objetiva de aumento imediatamente superior.
10. Encaixe a objetiva de 10X e faça o ajuste da focalização, utilizando apenas o parafuso micrométrico. Observe o campo atentamente.
11. Selecione uma determinada área do material, centralize-a, e encaixe a objetiva de 40X. Faça o ajuste da focalização, utilizando apenas o parafuso micrométrico.
12. Terminada a observação, desligue a lâmpada, gire o revólver para encaixar a objetiva de menor aumento (passsando pela objetiva de 10X) e retire a lâmina. Nunca movimente