Micros empresas no brasil
Sabemos que a grande gama de empresas são Micro e Pequenas e seu desempenho é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois proporciona a geração de empregos, fazendo a economia prosperar, porém existe um problema que acaba atrapalhando, que é a alta taxa de mortalidade das empresas.
Entretanto, a maioria dos novos empreendimentos não completa os primeiros dois anos de atividade. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os principais fatores causadores da mortalidade das Microe pequenas empresas no Brasil. A pesquisa identificou vários fatores que podem levar as pequenas e médias Empresas ao fracasso prematuro, e verificou-se que a causa da mortalidade ocorre devido a vários fatores associados que, acumulados, aceleram esse estágio, sendo os três principais: a falta de clientes, a falta de capital de giro, a carga tributária elevada.
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas, empreendedorismo, dificuldades administrativas.
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel fundamental na economia nacional. Elas representam hoje 99,2% das empresas brasileiras, empregando 57,2% das pessoas economicamente ativas no país (REIS, 2007). Mesmo estando em maior quantidade em relação a grandes empresas, e empregando a maioria das pessoas, as MPEs respondem por apenas 20% do PIB brasileiro (INDRIUNAS, 2007). Devido a dificuldade de se manter no mercado, seja por falta de planejamento ou falhas na gestão do