Microprocessadores
Um microprocessador (também conhecido como CPU ou unidade central de processamento) é uma máquina completa de computação embutida em um único chip. O primeiro microprocessador foi o Intel 4004, lançado em 1971. O i4004 não era muito poderoso,já que era um circuito integrado programavel que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruçôes, clock de 740Khz e possuia cerca de 2300 transistores. Mesmo assim, era incrível ver tudo isso em um único chip naquela época. Antes do 4004, os engenheiros construíram computadores com vários chips (transistores ligados um a um). O 4004 foi utilizado em uma das primeiras calculadoras eletrônicas portáteis (que, na verdade eram um trambolhão).
Você já se perguntou o que o microprocessador do seu computador faz? Você sabe as diferenças entre os tipos de microprocessadores? Neste artigo, vai compreender como as técnicas simples de lógica digital permitem que o computador realize o seu trabalho, seja jogando, seja verificando a ortografia de um documento. O motivo das rivalidades atuais “à la Brasil X Argentina” entre AMD e Intel, e também entre os usuários que preferem uma ou outra marca, não é completamente sem fundamento. A explicação está no fato de que, no início da década de 1980, a IBM tinha somente um fornecedor de chips, que era a Intel. Isso ia de encontro às políticas da empresa, e fez com que a IBM cobrasse uma atitude da Intel.
Assim, em 1982, a AMD firmou um contrato com a Intel para se tornar a segunda fornecedora de chips licenciada para a IBM. Até hoje, apesar de não conhecerem esse fato, muitos usuários discutem aos tapas, defendendo a AMD e afirmando que seus