Fluxograma
FLUXOGRAMA
Agosto de 2011
Fluxograma
Representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. É um gráfico que representa cada fase do processo, identificando as operações dos envolvidos. O fluxograma mostra também atividades desnecessárias ou que não agregam valor, gargalos e atrasos, evidenciando o desperdício. Chamado, também de carta de fluxo, gráfico de processamento e gráfico de sequência.
O objetivo principal é assegurar a fluidez da movimentação e manter os limites de decisão dentro dos princípios que não permitam ineficiência e ineficácia de todo o processo. Os objetivos secundários são padronizar a representação de métodos administrativos; permitir maior rapidez da descrição de métodos administrativos; facilitar leitura e entendimento; melhorar a análise; facilitar localização e identificação dos pontos mais importantes; procurar adequar as operações (passos) às pessoas que as executam e identificar a necessidade de treinamento para o trabalho específico de processo.
As vantagens são: * Permitir visualizar o processo como um todo; * Levantamento e análise de qualquer método administrativo; * Apresentação real do funcionamento; * Visualização integrada de um método administrativo; * Uso de convenções e símbolos (facilita a leitura); * Aplicar, de forma mais eficiente, as normas e as instruções traçadas.
A ferramenta fluxograma proporciona a análise dos procedimentos operacionais que alimentam as informações do sistema de controle de estoque.
O que é analisar? 1. Sequência de operações de um sistema. 2. Verificar se tais operações estão sendo executadas, da maneira mais eficiente, pelos órgãos e pessoas adequados. 3. Ver se não há duplicidade de execução ou passos dispensáveis.
Para a elaboração são usados símbolos convencionados