microorganismos
Os microrganismos são organismos microscópicos, impossível de serem observados a olho nu (vírus 1nn, bactérias 1µm, e fungos 100µm de diâmetro). Embora, alguns, em determinadas fases de seu crescimento atingem tamanho macroscópicos, a exemplo dos fungos conhecidos como cogumelos, que chega a formar um falso tecido. Quem são os microrganismos?
Esta é uma curiosidade comum para quem nunca deu atenção a estes seres microscópicos. Os mais estudados na Microbiologia são as bactérias, fungos, vírus e algumas algas (Figura 1). Além destes, protozoários, helmintos, ácaros são estudados em Parasitologia. Figura 1- Exemplos de microrganismos estudados em Microbiologia: 1. Vírus e 2. Bactérias
(modelos didáticos); 3. Fungos (fotografados in situ); 4. Algas (através de microscopia).
Fonte: NASCIMENTO, J.S. (2010) 2. OS MICRORGANISMOS SÃO SERES UBÍQUOS
Os microrganismos habitam os mais diversos locais. Esta propriedade é denominada de ubiquidade. Habitam os diferentes ecossistemas, fazem parte da microbiota normal do corpo humano, dos animais e das plantas, aos milhões, em termos de quantidades. Entre estes organismos são estabelecidas relações em diferentes graus de parasitismo, mutualismo e comensalismos. São também patógenos causadores de doenças e deterioração de equipamentos e alimentos, quando não devidamente limpos ou mal armazenados, respectivamente.MODO DE VIDA DOS MICRORGANISMOS
Todos os microrganismos são benéficos de alguma forma. Entretanto, destes um total de
3% podem causar danos aos demais organismos. Neste sentido, os microrganismos são divididos em diferentes grupos, conforme o seu modo de vida, sendo estes alguns deles:
a) Sapróbios (saprófitos): comensais ou decompositores de substâncias orgânicas mortas;
São também conhecidos como microrganismos recicladores. Entre estes, muitos podem desenvolver o parasitismo facultativo.
b) Parasitos: causam danos as células vivas