Microorganismo
John T. Needham (Londres, Inglaterra, 10 de setembro de 1713- Bruxelas, Bélgica, 30 de dezembro de 1781): naturalista inglês, extremo defensor da Abiogênese, fez várias experiências com frascos de vidro contendo "caldos nutritivos" abertos, fechados com rolhas, aquecidos ou não, conseguindo proliferação de microorganismos em todos os casos.
Onde os microorganismos só poderiam ter aparecido através da "geração espontânea" já que os caldos foram aquecidos e as possíveis formas vivas foram eliminadas e os frascos, levemente fechados, impediram a entrada de formas vivas presentes no ar. Dizia que existia um tipo de "força vital" que era responsável pelo aparecimento dos microorganismos. Porém, com o experimento de Louis Pasteur, descobriu-se que no ar existem milhões de seres microscópicos, como micróbios, etc. Assim, como a rolha ainda possibilita a entrada de ar, explica-se assim a existência de vida nos frascos vedados. Nos frascos aquecidos, segundo Pasteur, não foram eliminadas as formas de vida, pois não foram aquecidos o bastante. Needham defendeu-se dizendo que não aquecera muito para não destruir o "princípio ativo", existente nos caldos.
Lazzaro Spallanzani
Lazzaro Spallanzani, italiano (Scandiano, 10 de Janeiro de 1729 — Pavia, 12 de Fevereiro de 1799) foi um padre, fisiologista e um estudioso das ciências naturais. Educado num colégio de jesuítas, Spallanzani abandonou os seus estudos em Direito na Universidade de Bolonha para se dedicar à ciência. O seu trabalho centrou-se na investigação da teoria da geração espontânea. Com suas experiências, Spallanzani mostrou que os micróbios movem-se pelo ar e que podem ser eliminados por fervura.
Seu intuito era derrubar as idéias de John Needham, que através de seus experimentos havia "comprovado" que a vida poderia surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, colocado em um recipiente vedado e aquecido até sua fervura. O problema do experimento de Needham eram os recipientes, que não