Princípios ativos
Além de uma boa hidratação, a pele precisa de nutrientes, que também são perdidos através do metabolismo celular e fatores externos.
“Nutrir é devolver nutrientes vitais preservando a saúde celular; Repor nutrientes e substâncias recuperadores da camada hidro-lipídica protetora da pele.”
A evolução da cosmetologia deixou de fora o conceito de nutrição como se fosse um alimento cutâneo, surgindo outros termos para identificá-lo: revitalizador, bioestimulante, rejuvenescedor, etc, pois o termo nutrir é sinônimo não só de alimentar, mas também de fortalecer e manter.
São utilizados para tal fim as vitaminas (A e E), os hidrolisados de proteínas, os complexos herbáceos, os extratos glandulares e as substâncias capazes de prover energia para restabelecer o ritmo de reações vitais (metabolismo cutâneo), tendo como conseqüência, maior elasticidade, melhora da circulação sanguínea e estímulo das atividades glandulares, sudoríparas e sebácea.
Alguns fatores biológicos influenciam na penetração/absorção do produto. São eles:
• Idade
• Local de aplicação (espessura)
• Hidratação
• Raça
• Sexo
• Integridade
• pH
Além do uso cosmético, é recomendável seguir uma boa alimentação, que é o meio mais importante para obtenção de nutrientes, além de uma boa ingestão de líquidos diariamente (em especial a água).
Entre os princípios ativos nutritivos, temos:
Aloe Vera (Babosa) –(Aloe Vera Lank, Aloe barbadensis Miller, Aloe vulgaris Lank). Propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. As folhas de Aloe Vera contém um tipo de gel e é essa substância que é utilizada pela medicina alternativa.
Aminoácidos do Leite: produtos obtidos através das transformações do leite. Possuem ação nutritiva, hidratante e emoliente. Utilizados em cremes nutritivos e produtos infantis.
Aminoácidos de Trigo: derivados do trigo, estimulam a síntese de proteínas totais, têm efeito nutriente e abastecedor das células, com