Micrometro
Este relatório tem como fundamento à aula prática de Física Experimental de número 2.
1.1 A que se refere?
Refere-se ao experimento feito com equipamentos de ligação manual, ou seja, aquilo que se manuseia. No experimento em si, vamos aprender a utilizar de forma correta o equipamento denominado MICRÔMETRO. Conforme auxiliado em experimento passado com o uso do PAQUÍMETRO. Podemos observar semelhança entre os dois equipamentos, havendo apenas diferença de medição, que no caso do MICRÔMETRO é achado o valor da precisão em micrômetros (Milionésimo de metro).
1.2 Historia e Definições.
O MICRÔMETRO é muito usado para medições lineares (Comprimento, diâmetro, espessura, altura, profundidade e etc.) chegando a um resultado de precisão (Milionésimo de metro), se comparado ao PAQUÍMETRO. Ele também é muito usado na área da Engenharia Civil, não sendo tão necessário quanto em Engenharia Mecânica, usados para medição de peças. Suas primeiras notações de uso foram registradas em meados do século XVII e XVIII, patenteado primeiramente por Jean Louis Palmer e aperfeiçoada posteriormente entre os séculos XIX e XX por Laroy Sunderland Starrett (Usamos atualmente o equipamento aperfeiçoado por Laroy S. Starrett, aonde trouxe exatidões com dimensões maiores se comparadas aos equipamentos antecessores).
2. Objetivo do Experimento.
O Objetivo do experimento realizado é obter a precisão das medições do
Cilindro (h= 21,76 mm, D= 19,99 mm) e Esfera (D= 1,15 cm), e assim transformar os valores para cm, para calcular a Incerteza Relativa (0,01 mm para cm), também foi descoberto na balança o peso em (g), onde o Cilindro pesava 48g e a Esfera 0,6g.
3. Bases Teóricas
O micrômetro é um instrumento de medição, calculando precisões de até 0,01mm. Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: Possuí um Deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável, e sua leitura é feita através de um