micrometro
Objetivo
O objetivo desta prática é realizar medidas diretas, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas,aplicando a teoria. Também serão apresentado um instrumento de medição e sua forma de utilização.
Introdução Teórica
Desde a antiguidade o homem necessitou da idéia de medidas. Para avaliações, para comparações ou até mesmo para sua curiosidade. As idéias e métodos de medidas sempre estiveram ligados a vida do ser humano, por isso é tão importante dispormos de várias técnicas de medidas para se adequarem a qualquer tipo de medição, pensando nisso o homem criou e desenvolveu muitos instrumentos que o auxiliaram nestas tarefas.
Um dos instrumentos utilizados pela humanidade é o micrômetro é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro.
Micrômetro
O micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
Quem inventou o micrômetro e como são suas medida?
É em 1848 que é apresentado pela primeira vez o MICRÓMETRO. O seu inventor foi o Sr. Jean Louis Palmer e tratava-se de um instrumento que de uma forma muito simples, permitia leituras de centésimos de milímetro.
Em França, em homenagem ao seu inventor, este tipo de instrumento é chamado de PALMER.
Com o passar dos anos este instrumento foi sendo aperfeiçoado, razão pela qual apresenta ao dia de hoje uma precisão de leitura superior à do PAQUÍMETRO.
Figura 1 – Micrómetro de Palmer patenteado em 1848
NOMENCLATURA
Figura 2 – Micrómetro
1 – Arco ou quadro; 13 – Porca de afinação ou ajuste;
2 – Plaqueta de isolamento térmico; 14 – Tambor de medição;
3 – Pino de fecho; 15 – Parafuso de fixação e regulação;
4 – Ponta fixa ou bigorna; 16 – Tampa;
5 – Batente ou Placa de metal duro; 17 – Capa de fricção;
6 – Ponta móvel ou