Microeconomia
Globalização na atualidade e Reflexos na Cultura Brasileira
Prof .: Carlos Roma
Jaqueline A. Silva - Matrícula: 2012.02059741
04/12/2012
Esse texto nos mostra como a Globalização entrou e está se “popularizando”, conta as vantagens e devastangens da entrada da Globalização no nosso país.
Bem, vamos entender primeiro o que significa a palavra Globalização.
Globalização: A Globalização se refere aqueles processos, atuantes numa escala global, que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizações em novas combinações de espaço-tempo, tornando o mundo em realidade e em experiência , mais interconectado ( Anthony McGraw).
A Globalização está diretamente ligada ao período técnico científico ou informacional do Capitalismo, relacionado diretamente a fase da expansão capitalista, busca o aumento dos mercados e dos lucros.
Com as Grandes Navegações, no final do século XV, o planeta Terra era composto por vários mundos- europeu, chinês, árabe, asteca, inca, tupi, ioruba, etc.- e, muitas vezes, os habitantes de um mundo não sabiam da existência dos outros. Ao atingir o atual período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta num único sistema, formando o chamado sistema-mundo. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, obtida graças à agilidade nos deslocamentos e à eficiência das comunicações e do controle de informações. Os meios físicos que viabilizam a globalização são os satélites de comunicação e de observação da Terra, a informática, a telefonia, os aviões, etc.
Os fluxos de capitais, bem como os fluxos de mercadorias, são os mais importantes da globalização da economia. Os fluxos de capitais produtivos, também conhecidos como investimentos estrangeiros, cresceram significativamente após a Segunda Guerra Mundial. Seu crescimento é a face mais visível da globalização da economia, pois se materializa em