Microeconomia
Principais Regimes de Mercado
Há basicamente 4 estruturas de mercado: Concorrência Perfeita, Monopólio, Oligopólio, Concorrência Monopolística. Segue mais adiante explicação e exemplos de cada estrutura:
Concorrência Perfeita
A Concorrência perfeita, se dá de forma em que há grande quantidade de produtores e compradores, agindo de forma independente, não influenciando na demanda e nos preços de equilíbrio. Quando há semelhanças nos produtos, levando o consumidor ser indiferente em adquirir o produto de qualquer empresa. Pelo fato da padronização dos produtos, as empresas são tomadoras de preços, ou seja, elas não tem condições de impor preços no mercado.
Exemplos: Os produtos agrícolas e as feiras de produtos hortigranjeiros.
Monopólio
É quando uma empresa tem o domínio total do setor, ou seja, não há concorrência, levando os compradores a não terem escolhas no momento da compra. Os monopólios surgem, porque certos recursos são propriedade de uma única empresa ou o governo concedeu a determinada empresa, o poder de exclusividade na produção do serviço.
Exemplos: A produção de diamantes de Beers na África do Sul (detém 80% da produção mundial de diamantes)
Oligopólio
Dá-se quando há poucos vendedores em determinado setor. Dessa forma há um grande controle no preço dos produtos, possibilitando a formação de cartéis, assim acabam se tendo os mesmos poderes de um monopólio.
Exemplos: Mercado de bolas de tênis, mercado de petróleo, mercado de carros.
Concorrência Monopolística
É um regime intermediário, com características da concorrência e monopólio. Existem muitas empresas concorrendo pelo mesmo consumidor, cada empresa procura oferecer seu produto com diferencial.
Exemplos: Mercado de livros, restaurantes, barzinhos.