Microeconomia
Aluno n.º 5689
2º Trabalho de Microeconomia 2008/2009
Discuta o seguinte texto à luz dos conceitos e instrumentos da Microeconomia:
"H. Putnam (Braniff Airlines): Tem alguma sugestão a fazer-me?
R. Crandall (American Airlines): Sim, tenho uma sugestão para si: aumente as suas… tarifas 20 % e eu aumentarei as minhas na manhã seguinte.
H. Putnam: Robert, nós…
R. Crandall: Você ganhará mais dinheiro e eu também.
H. Putnam: Não podemos falar sobre preços!
R. Crandall: Oh… Howard. Nós podemos falar sobre qualquer… coisa que nos apeteça!"
(transcrição de uma conversa telefónica em Fevereiro de 1982, entre Robert Crandall, presidente da American Airlines e Howard Putnam, presidente da Braniff Airlines. Este último gravou a conversa e deu-a a conhecer à imprensa).
A transcrição da conversa telefónica enquadra-se num contexto de mercado de Oligopólio, mercado esse que se caracteriza por existirem poucas empresas fortemente interdependentes entre si, visto que aquilo que uma empresa faz, tem impacto sobre as outras.
A concorrência entre os produtores resulta num único preço para todos. No entanto, ao contrário da concorrência perfeita, cada empresa é suficientemente grande para influenciar as outras com as suas acções, pelo que uma alteração na quantidade que produz afectará o preço praticado por todos. Por sua vez, uma tentativa de alteração do preço por parte de um dos vendedores terá consequências incertas, uma vez que os outros poderão seguir esta alteração ou não, podendo inclusivamente as empresas concorrentes optar por manter os seus preços (perdem em termos de quantidade de vendas), baixar os preços, igualando (não sofrem quebras nas vendas mas o lucro é menor por unidade vendida) ou retaliar (baixando os seus preços ainda mais que a descida da empresa que iniciou a queda de preços).
Na teoria, quando uma determinada empresa, em oligopólio, toma uma decisão, ela não consegue prever os resultados dessa decisão, já