microeconomia
A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Do ponto de vista da economia de empresas a que estuda uma empresa especifica prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto baseada principalmente nos custos de produção enquanto na microeconomia predomina a visão do mercado.
Os agentes da demanda- os consumidores- são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade. No direito utilizou-se a conceituação econômica para definir consumidor : pessoa natural ou jurídica que no mercado adquire bens ou contrata serviços como destinatário final, visando atender uma necessidade própria. Do ponto de vista econômico empresa ou estabelecimento comercial e a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção : capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Na doutrina jurídica reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário e assim o sujeito da atividade econômica e o objeto e constituído pelo estabelecimento que e o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo de produção. A empresa nesse contexto e o complexo de relações