Microeconomia
O gráfico abaixo mostra um exemplo, em linhas cheias, as curvas da demanda e da oferta no mercado de maçãs. Considere que maçãs e pêras são bens substitutos para os consumidores. Se o preço da pêra aumentar e nenhum outro determinante da demanda e da oferta de maçãs se alterarem, pode-se afirmar que:
A. a curva de demanda por maçãs se deslocará para uma posição como AB.
B. a curva de oferta de maçãs se deslocará para uma posição como CD.
C. as duas curvas, de demanda e de oferta de maçãs, se deslocarão para posições como AB e CD.
D. o preço da maçã tenderá a diminuir.
E. não haverá alteração no mercado de maçãs.
Solução:
Primeiramente, vamos entender o que foi apresentado (gráfico de maças):
As linhas cheias representam o equilíbrio de oferta e demanda que existe entre os produtores de maçã e os consumidores de maçã.
As linhas pontilhas indicam que houve um deslocamento, sendo que: * A reta AB mostra que houve um deslocamento da demanda por maçã, ou seja, os consumidores de maçã estão demandando (comprando) mais do produto maçã; * A reta CD mostra que houve um deslocamento da oferta de maçã, ou seja, os produtores de maçã estão ofertando (produzindo) mais do produto maçã.
♦ Bens substitutos são aqueles que podem ser substituídos pelo consumidor por outro similar, por exemplo, carne de vaca e carne de frango. Quando falta um desses produtos o outro é utilizado pelos consumidores em substituição (alguns podem dizer que trocaria por peixe ou algo parecido, neste caso o peixe também é um bem substituto da carne e do frango). “Se o preço da pêra aumentar” é intuitivo pensar que parte da população não terá dinheiro para comprar e precisará achar um substituto para o produto.
Se os consumidores de pêra estão substituindo esse produto que ficou mais caro e nenhum outro determinante da demanda e da oferta