microeconomia e macroeconomia
A inflação atrapalha a economia de um país, porém os trabalhadores de classe baixa é os que acabam sofrendo mais, não conseguindo ter uma rentabilidade daquilo que é investido.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
As causas da inflação são:
O governo começa a emitir descontroladamente o dinheiro; Demanda maior que a oferta;
Aumento nos custos de produção
No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (também calculado pelo IBGE).
Você sabia que no ano de 2012, a inflação brasileira foi de 5,84%, segundo o IPCA. Lembrando que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos.
Bibliografia indicada sobre inflação:
- Inflação Autor: Vianna, Pedro Jorge Ramos Editora: Manole
conceito de Taxa de juros
O termo taxa de juros, é utilizado em economia para definir a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito.
.A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e tempo, podendo gerar um beneficio ou prejuizo, A taxa de juros é calculada em porcentagem e com frequência aplica-se de forma mensal ou anual.
Isto é, os juros podem gerar rendimentos, quando aplicados em uma poupança, ou quando há a