MICRODESTILARIA DE ETANOL
Pé-de-cuba:
Denomina-se Pé de Cuba a um mosto preparado com cuidados especiais de maneira que o fermento se desenvolva nas melhores condições possíveis .Este mosto,devidamente inoculado,será misturado ao mosto normal,em quantidade conveniente e teremos a fermentação com as características desejadas.Na verdade o pé-de-cuba é a multiplicação inicial do fermento ,para que ele possa desempenhar sua função da melhor maneira possível. PDF Creator - PDF4Free v2.0
http://www.pdf4free.com
Obtenção do Pé-de-cuba:
O fermento é responsável pela transformação do açúcar do caldo da cana em gás carbônico e álcool etílico.
O fermento mais simples e mais rápido é o prensado ,conhecido como fermento
“Fleischmann”.Quando bem feito oferece bom rendimento.Ele leva vantagem sobre os outros tipos pela facilidade de ser encontrado nas padarias em geral,de fácil preparo e pode ser conservado em geladeira por uma semana ou no congelador durante três a quatro meses.Em locais onde não houver geladeiras pode-se usar o fermento granulado seco.
Algumas empresas e laboratórios vendem fermento selecionado,enviando instruções para seu uso adequado.Com o selecionado a fermentação é rápida ,o rendimento é maior.
Pé-de-cubo com fermento prensado:
Obs:este pé-de-cubo tem receita dimensionada para dornas de 1000 litros,exatamente as que usaremos no projeto da microdestilaria ,caso sua dorna seja de tamanho diferente,basta dividir proporcionalmente os valores.
1)Ferver e resfriar ate 32°C, 20 litros de caldo de cana diluído a 14°brix e com ph em torno de 4,8;
2)adicionar 500gramas de fermento prensado tipo “Fleischmann”dissolvendo bem;
3)aguardar que o mosto caia para 2 ou 3°brix;
4)adicionar mais 100 litros de caldo de cana (a 14°brix,ph 4,8 temperatura ambiente)e
+100g de sulfato de amônia+50g de superfosfato de cálcio+100g de farelo de