Microcredito
INFLUÊNCIA DO MICROCRÉDITO NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ – RN
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito total para nota da 2 e 3 avaliação da disciplina Técnicas de Pesquisa em Economia, ministrada pela Prof. Iêda Maria, no 7º período de economia no Curso de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
MOSSORÓ – RN
2010
JUSTIFICATIVA
Ao avaliarmos a participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira, é notável a participação do pequeno empreendedor no funcionamento da economia brasileira, devido a sua capacidade de geração de renda como também de emprego seja de característica formal ou informal.
O micro empreendedor, quando se depara com a dificuldade de obtenção de financiamento no sistema bancário tradicional, acaba por obter crédito de modo informal para criar ou somente manter seu negócio.
O microcrédito foi à fórmula encontrada pelo governo para potencializar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas que encontram dificuldades no acesso ao crédito nos bancos privados. (SEBRAE, 2010)
O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor para implantação ou ampliação de pequenos empreendimentos, com taxas de juros variáveis e, geralmente abaixo do mercado e com fácil acesso aos pequenos empreendedores. Assim, o microcrédito torna-se um instrumento importante no combate a pobreza e melhoria de vida da população, gerando emprego e renda para a sociedade.
Esta pesquisa busca verificar que impactos causam o microcrédito na participação direta com as m micro e pequenas empresa (MPEs), onde na maioria das vezes essas empresas buscam apoio junto ao governo e instituições financeiras para a concessão do microcrédito para que assim possam chegar a um possível crescimento das mesmas, e que não sejam esmagadas pela burocracia, a elevada carga tributária e a dificuldade de acesso ao crédito, fatores que levam muitas empresas à informalidade, sonegação de impostos e